Impactam na intenção de recompra do consumidor online
A presente dissertação investiga o quanto
influencias situacionais, presentes nos sites de empresas do comércio
eletrônico, impactam na intenção de recompra do consumidor online. Para tanto,
um modelo teórico integrativo foi desenvolvido e investigado, baseado em uma
revisão teórica dos principais estudos que pesquisam intenção de compra no
e-commerce. Buscou-se o desenvolvimento de um modelo que proporcionasse uma
explicação abrangente dos principais fatores advindos do contexto de compra nos
sites que tivessem uma relação positiva com a satisfação e intenção de recompra
do consumidor. Uma das grandes contribuições dessa dissertação é a
identificação dos fatores presentes nos sites de empresas do e-commerce mais
importantes no processo de decisão de compra do consumidor. Como contribuição
teórica, esse modelo desenvolvido abrange além dos principais construtos que já
estão sendo investigados nesta área de estudos (conteúdo, layout, risco
percebido e diversão) construtos ainda não investigados em um mesmo modelo:
Tipo de apelo utilizado na comunicação, Comunicação do preço, Tipo de manchete
e Facilidade percebida na realização da transação. Além disso, investigou-se se
a variáveis gerações de consumidores seria moderadora destas relações. Os dados
desse estudo foram coletados a partir de uma amostra de 228 questionários
válidos aplicados em consumidores que utilizam a Internet para realizar
compras. O método de coleta de dados aplicado nesta pesquisa foi a pesquisa do
tipo survey com questionários auto-
Comentários
Postar um comentário