Culto ao corpo: as influências da mídia contemporânea marcando a juventude
A atual forma como a modelagem corporal vem sendo abordada
pelos meios de comunicação cresceu de forma gigantesca, e o corpo feminino está
sob os holofotes há um bom tempo; antes as preocupações eram comportamentais,
agora a imagem está à frente de qualquer objetivo. Portanto, nada mais atual do
que a adoração desenfreada pelo corpo magro e o efeito cascata que é
desencadeado por esta adoração. Este artigo é resultado de uma prática de
ensino docente, vivenciada durante os meses de dezembro de 2006 a março de
2007, durante estágio de final de curso, Era espantoso o fascínio que as alunas
desprendiam acerca de assuntos que relatassem novidades em modelos de roupas,
em dietas novas publicadas em revistas, pesos e medidas que gostariam de
diminuir e o que mais causou estranhamento foram conversas sobre uso de medicamentos
para perda de apetite. Portanto nada mais adequado que problematizar e contextualizar
essa situação neste artigo. Em um mundo onde os adolescentes passam e a vaidade
não se esconde mais por trás dos pilares de concreto, é impossível não perceber
que a modelagem corporal e a preocupação com a forma física transpiram
atreladas aos pensamentos de cada jovem que caminha nos corredores da vida. Muitos
jovens, por influências do mundo que está a sua volta, acabam preocupando-se demais
com a aparência física, buscando, assim, um modo de alinhar-se com o que a sociedade
mostra ser mais correto e aceitável. “Tal busca pelo aceitável acaba sendo
distorcida, muitas vezes pelos jovens, que de qualquer maneira querem se
enquadrar ao estilo de corpo que chamamos de escultural”. A mídia tem uma grande parcela de
responsabilidade nessa distorção dos conceitos de “corpo belo” e “corpo não
belo”, afinal está aí para quem quiser ver e ouvir programas de televisão que
mostram homens e mulheres com seus corpos perfeitos e músculos a mostra. Esses
programas só ajudam a reforçar o narcisismo contemporâneo e a sociedade
capitalista, onde tudo está à venda, basta querer e poder. Produtos que auxiliam na redução de
peso, medicamentos para reduzir o apetite; esteroides anabolizantes sendo
vendidos livremente sem qualquer dificuldade para quem quer comprar. Priscila
Postali Cruz1, Gabriela Nilson2, Eliane Ribeiro Pardo3, André Oreques Fonseca4 Corpo;
mídia; feminino ST 48 – Corpos e identidades midiáticos: o discurso das
revistas femininas (impressas, eletrônicas e digitais) em pauta.
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