Bill Gates detona Google: balões com Internet não salvam crianças com malária

Em entrevista, cofundador da Microsoft criticou gigante de buscas e empresas do Vale do Silício de forma geral e pediu para criarem coisas mais úteis.

Na entrevista publicada pela Bloomberg Bus
inessWeek nesta quinta, 8/8, Gates não apenas toma partido da ideia de que o Vale do Silício não está inventando nada de útil, como alguns dizem há anos, mas também disse que a indústria da tecnologia está perdendo de vista os grandes problemas que deveria estar resolvendo.
Caso mencionado na entrevista: o Google, que Gates usa como bode expiatório para os problemas de tecnologia em geral. A gigante de Mountain View revelou recentemente um projeto chamado Project Loon, uma série de balões interconectado via wireless feitos para voar sobre países de terceiro mundo e fornecer Internet para quem está no chão. O problema, segundo Gates, é que os desafios encontrados por essas nações não são a falta de acesso à Internet, mas questões básicas de pobreza como baixa renda, educação e saúde.
"Quando você está morrendo de malária, eu suponho que você vai olhar e ver o balão, e não tenho certeza de como ele vai te ajudar", disse Gates, segundo a entrevista. "Quando uma criança fica com diarreia, não há um site que alivie isso. Certamente sou muito crente da revolução digital. E levar conectividade a centros de cuidados de saúde primária, às escolas, essas são coisas boas. Mas não, não são para os países de renda realmente baixa, a não ser que você diga diretamente que vamos fazer algo sobre a malária."
Até o fechamento da reportagem, o Google não havia respondido aos pedidos por comentários sobre o assunto.
Gates abandonou seu cargo de CEO da Microsoft em 2000 para criar a Fundação Bill e Melinda Gates juntamente com sua esposa. A fundação, cujas doações incluem contribuições do próprio Gates, do investidor Warren Buffett, e outros; já doou um total de 36,4 bilhões de dólares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Célistin Freinet "A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola"

UNESP disponibiliza cursos gratuitos à distância